top of page
  • Foto do escritorNeuropsicóloga Thais Pereira

O que é Avaliação Neuropsicológica?

Quando o médico solicita Avaliação Neuropsicológica (ANP) muitas dúvidas surgem em nossa cabeça. Afinal, pra que serve, como é feita e o que o médico fará com isso?


A ANP visa mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.

O exame é realizado por um psicólogo habilitado e por meio de testes padroniozados para a população brasileira e liberados pelo Conselho Federal de Psicologia. Durante algumas sessões, que costumam variar entre 8 e 12, diversas testagem são aplicadas visando avaliar cada domínio cognitivo, como, por exemplo: memória, atenção, funções executivas, entre outros. Ao final, teremos um perfil cognitivo daquele paciente que poderá ser utilizado pelo médico solicitante como guia para critério diagnóstico junto com outras evidências.

Aqui no Trajetórias Psi, a avaliação oeferece também um estudo individual do paciente comparando ele não apenas com a amostra normativa, mas com ele mesmo. Isso possibilita traçar pontos fortes e fracos de cada criança. Sendo assim, é possível, além do respaldo ao médico, estruturar um plano de intervenção individualizado apresentando soluções de manejo para equipes multidisciplinares, escolas e com dicas para a família e a própria criança.


Comments


bottom of page