top of page
  • Foto do escritorPsicóloga Thais Pereira

Como solicitar reembolso de psicoterapia no Plano de Saúde?

Saúde mental é coisa séria!Mas e quando noto a necessidade de consultas psicológicas e não encontro Psicólogos pelo meu plano?


Nesse momento, os usuários de Planos de Saúde têm direito a livre escolha. Isso acontece quando a pessoa que tem o plano de saúde escolhe ser atendida por um profissional fora da rede de credenciados. Os motivos podem ser inúmeros: não encontrou vaga, não há profissional credenciado com a especialidade que precisa, na localização que lhe atende, por exemplo.


É importante que você saiba que não deve ficar sem atendimento pensando que vai pagar em dobro por um serviço que já teria direito. A categoria livre escolha permite que você busque o profissional que lhe atenda, faça os combinados e realize o pagamento de forma particular. O psicólogo emitirá, então, recibo ou Nota Fiscal que, posteriormente, deverá ser apresentada ao plano solicitando o reembolso de psicoterapia.

A grande confusão acontece porque as demandas dos planos para que tal reembolso seja realizado varia de acordo com regras internas próprias. No entanto, não é facultativo ao plano a escolha do pagamento caso o usuário preencha os requisitos estabelecidos.


Nesse sentido, vale a organização para que você não saia lesado, seja pagando novamente atendimento particular quando já paga o plano, seja postergando um atendimento importante para a sua saúde.

Aqui listei os passos burocráticos dos principais planos demandados no Trajetórias Psi. Confira atentamente e marque sua consulta:


Unimed Santos (Dentro do documento, dar uma busca na palavra chave "reembolso")



コメント


bottom of page